January 03, 2011

Um pouquinho sobre Design de Interiores (e o Design)

Muita gente ainda se perde no conceito de Design de Interiores.
A pergunta mais comum é: " É igual decoração? É o mesmo que arquitetura? É arte? " 

A resposta pra essas três perguntas é "Não!". O Design de Interiores atua, em partes, no mesmo mercado da decoração, da Arquitetura, e por vezes da arte, porém não se define como tais. 

É muito comum essa confusão com relação ao que exatamente vem a ser o Design e por conseguinte o Design de Interiores.

O Design apesar de ter surgido já há algum tempo ( com a Revolução Industrial em meados do século XIX - ainda não como profissão, mas como demanda da sociedade), é uma atividade que está atingindo seu ápice nos tempos atuais, no qual as pessoas estão começando a se conscientizar da necessidade do design e seu valor impresso na vida cotidiana.

Há pouco, o Design de Interiores (difundido com o nome de Decoração) era reconhecido como uma atividade fútil e pouco necessária à vida humana, destinada exclusivamente à classe A da sociedade, por ser considerada uma atividade ligada apenas à estética, e por isso vinculada a idéia de futilidade, ou capricho. Um equívoco! (Hoje conseguimos perceber o valor da imagem e da estética.)

O Design de Interiores, em contraposição à Decoração, vem ligar estética e função.

O Design em seu conceito mais amplo, significa projeto. 
É o estudo, idealização, configuração, concepção, elaboração e especificação de um objeto/ambiente.

É uma atividade que exige conhecimentos técnicos aprofundados e muita criatividade orientada para uma intenção específica e objetiva, um conceito, ou para a solução de um problema.

Além disso o Design durante sua história sempre esteve ligado à produção em massa herdada dos tempos de Revolução Industrial e depois adquirindo outras aplicações desvinculadas da produção em massa, mas excessivamente ligadas à funcionalidade do objeto/ambiente. Como é o caso do Design de Interiores.

Sendo assim, o Design de Interiores se difere da Decoração por unir estética e função; da Arquitetura por ser muitas vezes ligado à linha de produção (industrializados), e da arte por ser funcional. A arte em seu conceito mais puro, não se preocupa com a solução de problemas ou funcionalidade e aplicação à uma demanda ligada à atividade humana, está mais preocupada com a experimentação psico-sensorial. 



Design de Interiores:

Arquietura:

 Arte (instalações):


Os projetos de Design, e de Design de Interiores, expressam estudo da demanda e das atividades humanas, buscando necessariamente soluções e implicando na interferência direta das relações homem-homem, homem-ambiente, homem-objeto e consequentemente nas atividades ali realizadas.

A sociedade, como dito anteriormente, costuma perceber o design apenas por suas intervenções estéticas, no entanto, a preocupação do design está na união da forma e função. 

Nota-se hoje uma melhor aceitação da profissão e do profissional, acredito eu, ligada ao crescimento da produção industrial contemporânea, imprimindo mais significantemente a importancia da concepção e acabamento formal de produtos/ambientes, sendo possível perceber a conquista de um melhor posicionamento de um produto/serviço no mercado devido a esse casamento dos valores estéticos aliados as funcionalidades, otimizando e ganhando destaque. 

É o que nós, profissionais da área, chamamos de amarrar um conceito e explorá-lo até que esteja saturado. Dessa forma, conseguimos otimizar a produção e o cumprimento da função seja esta, função-atividade, ou/e função estética. 
Bens podem se tornar mais desejados apenas com alterações em sua abordagem de design. 

Haja visto o exemplo da Apple, que consegue provocar sentimentos de necessidade quase incontrolável em seus consumidores através dessa super-exploração do conceito vital de sua marca e produtos, conquistando um valor superior no mercado.

Com esse exemplo, justificamos o crescimento do reconhecimento da atividade, da profissão e dos profissionais, e sua fatia de mercado. 


"Design-se"!


Thaís Magalhães

No comments:

Post a Comment